quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O Haití antigante:
A ilha Hispaniola é descoberta por Cristóvão Colombo em 1492. Os espanhóis ocupam, de início, apenas o lado oriental. No final do século XVI, quase toda a população de índios arauaques havia sido dizimada.
A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, é cedida à França pela Espanha em 1697 e renomeada Saint Domingue.No século XVIII é a mais próspera das colônias francesas: graças aos escravos africanos, exporta açúcar, cacau e café. Foi entre 1795 a 1804, uma colônia francesa. Em 1844, a parte oriental da ilha tornou-se República Dominicana.
Ex-escravos no poderInfluenciados pela Revolução Francesa, os escravos - cujo número superava em dez vezes o de franceses e mestiços - se rebelam em 1791 e três anos depois conquistam a abolição da escravatura.O ex-escravo Toussaint L'Ouverture comanda em 1794 um exército local que defende a colônia contra forças inglesas e espanholas, ganhando para a França o domínio de toda a ilha.Em 1801, Toussaint convoca uma Assembléia que o nomeia governador vitalício e promulga uma Constituição, mas logo depois é preso e enviado à França, onde morre.Os generais Jacques Dessalines e Alexandre Pétion expulsam definitivamente os franceses em 1803, e a independência é declarada em 1804.Dessalines proclama-se imperador, mas, após seu assassinato, em 1806, o país se divide em dois, e a parte oriental (atual República Dominicana) é retomada pela Espanha.Em 1822, o presidente Jean-Pierre Boyer consegue reunificar a nação, mas a união não sobrevive a sua derrubada em 1844.Para proteger seus privilégios comerciais no país, os EUA ocupam o Haiti entre 1915 e 1934, favorecendo a elite mulata haitiana, que vive em conflito com a população negra.

7 comentários:

Unknown disse...

esta pesquisa está muito boa!

Gwinnie disse...

Gostei Ju, parabéns!!!

ღ Mexico ღ disse...

Bom !
mas nao esta totalmente completo. !!
esqueceu os links . !!
...

Anônimo disse...

pow seu blog ta maneiro so faltam algumas coisas

Unknown disse...

namoral,esse blog fikou show!!!
jú parabéns,c vc naum fosse vc esse blog naum ia ficar a mesma coisa!!!com fotos,sites,os textos bem explicados e tudo mas!!!parabéns p/outros componentes q c exforsou!!!vlw!!!...

Pamela disse...

O trabalho está muito bom!
Parabéns!

Unknown disse...

ENFIM ..... TRABALHO LEGAL PARABENS